sábado, 29 de agosto de 2020

A difícil arte de festejar a vida...

 “Solidão é independência. Com ela eu sempre sonhara e a obtivera afinal, após tantos anos.” (Hermann Hesse)

Estamos preparados para a liberdade, viver respeitando tudo, todos e aceitando as exigências do ser livre? Talvez... Desde que nascemos somos, aos poucos, formatados de acordo com os padrões estabelecidos e considerados corretos. Nossos pais, dentro de suas possibilidades, nos ensinam aquilo em que acreditaram um dia. Assim vamos construindo o que consideramos correto. Desde criança ouço falar de alguns temas que fui, aos poucos, concordando ou discordando no mover da vida. Hoje meus conceitos são, às vezes, claros. Mas sigo como observador. Percebendo novos valores que surgem e se tornam parâmetro para a vida, enquanto outros não passam de sugestões de comportamento que se evaporam ou metamorfoseiam (que palavra), dando lugar a novos modelos. Abaixo, enumero alguns que considero pelo menos engraçados...

 

Dormir  - Sempre ouvi dizer que oito horas de sono, no mínimo, por noite, é o ideal. Melhor se for das dez da noite às seis da manhã. Duas da manhã às dez horas pode? Melhor não... “Deus ajuda a quem cedo madruga” e  dizem que o cérebro funciona melhor de manhãzinha... Alguns até se vangloriam pelo horário madrugador em que despertam. Aos que não madrugam, que se entendam com o diabo.

 

Alimentação -  Começar o dia com um café, pães, chá, sucos e, em seguida, fruta no meio da manhã. Almoço em horário controlado, lanche da tarde e jantar. A fome não interessa nesses casos. Quando criança observava a ceva de jacus. Uma beleza. Comida à vontade quando quisessem, até caírem em uma armadilha. Comiam sem ter fome. Na verdade um passatempo... 

 

Corpo e mente em equilíbrio - O sistema de regras nos garante também que é fundamental o cuidado com o corpo. O preparo físico influencia a mente. Praticar esporte é fundamental. Mesmo que seja antes do trabalho, às seis da manhã, por exemplo. Ou depois, por volta das sete da noite. O problema é que, para sair às seis da manhã para uma caminhada, temos que acordar as cinco. Trabalhando até as seis, sete horas da noite, surge outro problema: a caminhada ou ginástica de uma hora à noite, complica mais ainda, considerando que depois temos o banho, o jantar... E as oito horas de sono?

 

Independente disso, as regras dizem que o mais importante é manter o corpo em forma, complementando com musculação e, se possível, meditação. Lembro-me que em uma academia, o som de “bate-estaca” muito alto foi motivo de reclamação por um dos clientes. Ouvindo-o atentamente, o gerente diagnosticou com precisão, dizendo que, realmente, ele (cliente) estava estressado. Que deveria dobrar os dias de academia...

 

Modismos – Hoje as regras são rígidas: celular com câmera de alta resolução para as selfies e filmagens, além de uma boa internet... Faça-me o favor. Apple. Você é uma pessoa bem sucedida e inteligente. Não vá passar por esse vexame. O que os outros vão dizer? Não importa se sua situação econômica não é das melhores. Pague a “perder de vista”. Cuide das aparências.

 

Redes sociais - Discursos, nem pensar. Somente textos curtos e abreviados. O tempo urge. Não exija muito de seu leitor. Como você está em forma, exiba seus dotes físicos e costumes extravagantes como comidas sofisticadas, passeios, lazer... Vivemos a era da imagem. Não se intimide e jamais tema ser feliz. Mostre o quanto você aproveita a vida. Não omita o seu jeito bem sucedido de ser. Você pode ser um exemplo para muitas pessoas “acomodadas”. Valorize a sua beleza.

 

Não se preocupe com leitura. Afinal você tem acesso à cultura na internet. Há alguma dúvida? Nesses tempos, impossível.  A internet te conta tudo. Fala de política, sociologia, psicologia, filosofia, medicina... Que bom o “faça você mesmo”. Já dizem até que existe um “Doutor Sabe Tudo”. Seja bondoso com todos. Deixe seu LIKE.

 

Trabalhe feliz e contente, atendendo a todas as exigências de sua empresa. Não poupe esforços. O trabalho dignifica o homem. Ironia à parte, nunca ouvi dizer que à mulher também. Minha mãe sempre trabalhou cuidando da casa, comida, filhos... Uma luta. Bom, o sistema também tem falhas. Até um HD passa por isso. Como questiona-lo? A memória foi formatada.

 

Já terminando. O tempo é precioso e eu estou complicando esse texto por certa ansiedade. Muitos poderão dizer, a partir da leitura, que sou um reclamão ou anarquista. Talvez tenham razão. Mas me permitam. Gosto de comer somente quando sinto fome. De cochilar, acordar e não dormir mais, passar a noite em claro ouvindo música; de brincar quando as coisas sãos sérias, de assistir ao mesmo filme dez vezes, ler livros várias vezes e me dedicar à obra completa de um autor... Rir de minhas atitudes, sentimentos e ridiculariza-los. 

 

Isso, depois de todos os requisitos da cartilha concluídos e de ter à minha disposição algumas garrafas de cerveja ansiosas por aliviar seus fardos. Será que tem jeito para mim? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário